domingo, 25 de setembro de 2011

A SÓS COM DEUS


2 Coríntios 4:9



Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
"Antecipa-me á alma da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas Palavras" 
Salmo 119.147.
CRESCER NO ABATIMENTO
Queridos irmãos e irmãs,
  
Creio que é sempre oportuno refletirmos sobre como temos aplicado a Palavra e os ensinamentos que temos recebido da parte do nosso Deus e os seus efeitos práticos no nosso viver.
A fidelidade do Senhor é tremenda e imensurável. Ele quer nos abençoar, pois o Seu desejo é que sejamos bem-sucedidos e bem-aventurados, deixando claro ao mundo “a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve.” (Malaquias 3:18).
Muitas vezes, no entanto, não atingimos os objetivos que perseguimos ou buscamos. Neste sentido, é fundamental que entendamos que a nossa relação com o mundo pode contribuir para que erremos o alvo e nos afastemos dos propósitos do Senhor, nos levando a pecar e a nos desviar da direção estabelecida por Ele. O apóstolo João escreveu: “Não ameis o mundo, nem as cousas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1 João 2:15-17).
Precisamos ter consciência de que o mundo onde vivemos está cheio do mal, do engano e da mentira. Satanás, nosso inimigo, trabalha contra Deus, produzindo as impiedades e os pecados que nos rodeiam. Ele é o maior interessado em nos ver derrotados e cambaleando por caminhos tortuosos. Ele quer nos ver desorientados, desanimados e abatidos. A nossa derrota é o seu maior prazer, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus.
Servir aos prazeres do mundo é trair a Jesus e compactuar com o inimigo. Que o Senhor nos livre disso. “Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências.” (Gálatas 5:24)“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis.”(Romanos 8:13).
Como filhos de Deus, nós somos chamados para uma vida honrada e vitoriosa. O envolvimento com os prazeres carnais e os desejos pecaminosos deste mundo nos desviam dos caminhos do Senhor e trazem a desonra e a morte espiritual. Para uma vida plena e vitoriosa, nós precisamos optar pela pureza e santidade.
Também devemos ter consciência de que as nossas ações, quando adequadas aos olhos do Senhor, nos ajudam a obter as vitórias que almejamos. Por intermédio das nossas atitudes, colocamo-nos em posição de receber a ajuda e a atenção da parte de Deus.
Devemos reconhecer que o poder de Deus está presente em todos os lugares e que é pelo Seu poder que o “impossível” pode acontecer. O Senhor pode fazer tudo aquilo que a nossa fé confiar a Ele para fazer, porém há uma condição básica para o Seu agir: o nosso desejo e a nossa petição devem estar em conformidade com a Sua Palavra, pois Ele vela por ela. Deus não se contradiz e ama a verdade. A Sua Palavra é a verdade! (João 17:17).
Podemos ficar certos de que o nosso Deus não nos deixará sozinhos nas nossas lutas, diante dos obstáculos ou dos nossos desafios. Ele mesmo tomará a nossa luta como Sua e nos dará a vitória. “… e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus”(2 Crônicas 20:15).
Quando nos encontrarmos diante das dificuldades, sejam elas quais for, é preciso reagir. Em primeiro lugar, não devemos nos conformar. Devemos buscar a solução em Deus. Ele nos deixou uma fórmula muito eficaz para isso: invocar o Seu nome, clamar por Ele! “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Romanos 10:11-13).
As nossas atitudes determinam o que realmente somos. Elas testificam se somos crentes ou incrédulos. Como temos agido no nosso viver diário e que tipo de testemunho temos dado? A qual desses grupos nós pertencemos?
Se somos crentes genuínos, independentemente das lutas e das provações que passamos ou ainda estamos vivendo, a nossa posição deve ser de completa vitória – “Mas em todas estes coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37).
Devemos, desde já, em uma atitude de fé, render graças ao Senhor pelas vitórias que nós iremos alcançar e pelos impossíveis que se tornarão possíveis em nossas vidas. A fé é o principal ingrediente para liberar o milagre de Deus em nós. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).
Precisamos declarar aquilo que efetivamente almejamos para nossas vidas. Que possamos ter uma atitude firme e determinada de fé e de crença no poder de Deus. É hora de nos prepararmos para receber a plenitude das bênçãos do Senhor e para testemunhar sobre as vitórias alcançadas, sobre as conquistas e os milagres que irão acontecer em nossas vidas.
Que possamos, a cada dia, nos revestir do poder do Espírito Santo e que a nossa paixão por Cristo seja cada vez maior e mais forte, mesmo em situações adversas ou em ambientes hostis. Para isso, é necessário nos submetermos, diariamente, à vontade de Deus e à ação do Seu Santo Espírito.
O cristão que quer crescer e vencer deve saber lutar e enfrentar as dificuldades e provações. Por isso, não podemos nos acomodar, mas devemos estar dispostos a lutar contra o inimigo que tenta se levantar contra nós. Precisamos ter uma mentalidade e uma postura de guerreiros.
É indispensável mantermos a fé e a boa consciência e nos deixarmos ser guiados pelo Espírito Santo. Que jamais nos faltem a alegria e a paixão por fazer a vontade de Deus e a fidelidade para obedecê-Lo de todo o nosso coração. Com santidade e obediência certamente venceremos. O Senhor sempre recompensa a obediência!
Jesus Cristo é quem nos garante esta vitória. Aleluia!
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:35-39)
Tome posse das promessas de Deus para sua vida. Seja obediente e praticante fiel da Sua Palavra. Muitas vitórias estão por vir!
Que as bênçãos do Senhor sejam abundantes no seu viver!
No amor de Cristo Jesus,
Pr. Helio Almeida Filho
Ministério Novo Tempo – Londres

Sem comentários:

Enviar um comentário